Aliel pede afastamento imediato de Eduardo Cunha | aRede
PUBLICIDADE

Aliel pede afastamento imediato de Eduardo Cunha

A ação da Rede, em caráter liminar, cita o artigo 86 da Constituição

Imagem ilustrativa da imagem Aliel pede afastamento imediato de Eduardo Cunha
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Rede Sustentabilidade, através dos deputados Alessandro Molón (RJ), Aliel Machado (PR) e do senador Randolfe Rodrigues (AP), protocolou hoje (03) no Supremo Tribunal Federal (STF) outra ação pelo afastamento de Cunha do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o partido argumenta que a Constituição Federal impede um réu, caso de Cunha, de estar na linha sucessória da Presidência da República.

A ação da Rede, em caráter liminar, cita o artigo 86 da Constituição que afirma que “o presidente ficará suspenso de suas funções: nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal”. De acordo com esta interpretação jurídica, a restrição se estenderia para todos os possíveis ocupantes do cargo — o vice-presidente e os presidentes da Câmara, do Senado e do STF. Destes, Cunha é o único que se enquadra na situação de réu, pois é acusado de corrupção nos desvios relacionados à Petrobras.

“Nós entendemos que o Eduardo Cunha na presidência da Câmara criou uma instabilidade muito grande no país pela importância do cargo que ele ocupa. A harmonia entre os poderes deixou de existir, até mesmo por ele ser réu e estar usando o cargo para pressionar e se defender”, afirmou o deputado Aliel. Para o deputado, a figura do presidente da Câmara é fundamental na condução dos trabalhos legislativos e na garantia de continuidade do Poder Executivo.

A ação proposta pela Rede deverá ser analisada pelo ministro do STF, Marco Aurélio Mello. O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot também já pediu o afastamento de Cunha, mas o pedido ainda não foi analisado pela corte.

Informações de Jair Marques da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right